Com 1m85 de altura, caixa hi-end vem com falantes especiais

A inglesa Monitor Audio acaba de renovar a sua série top de linha de caixas acústicas. A Platinum II, já distribuída no Brasil pela Mediagear, é constituída por modelos dos tipos torre (PL500 II, 300 II e 200 II), bookshelf (PL100 II), central (PLC350 II e 150 II) e subwoofer (PLW215 II). Mas seu principal segredo está nos falantes com desenho interno em forma de sanduiche composto por membranas ultrafinas ligadas a um material leve e forte de fibra de aramida, para responder aos impulsos com grande velocidade.

A ideia desta tecnologia, chamada de diafragma rígido (RDT II), é eliminar a distorção em mais de 8dB na faixa acima de 300Hz. Essa estrutura envolve a conhecida patente C-CAM da Monitor, que inclui alumínio, magnésio e revestimento de cerâmica na parte frontal do cone e fibra de carbono na traseira. Há ainda outros materiais capazes de aprimorar o desempenho dos drivers, segundo o fabricante.

É o caso do composto antiressonante (ARC), mistura de polímero e minerais para a máxima inércia do falante com o baffle; câmara cônica selada nos midranges; e filtro de acoplamento dinâmico (DCF), que ajuda na eficiência ao reduzir energia excedente produzida pelo driver e libera a pressão de ar por trás do cone.

O transdutor de altas frequências também possui construção diferenciada chamada de Micro Pleated Diaphragm (MPD) com área até oito vezes maior que o domo de qualquer tweeter de 1”. Por ser leve e ter formato sanfonado, esse transdutor de seda trabalha rapidamente como um acordeão, para produzir uma resposta suave, ampla e estendida a até 100kHz.

Feito a mão com múltiplas laminações curvilíneas, o gabinete traz duto projetado para evitar turbulência de graves, três opções de acabamentos e painel confeccionado em um couro especial. A única vendida sob encomenda é a referência da linha: a PL500 II, de 1m85 e 99kg. Com impedância de 4 ohms e sensibilidade de 91dB, a torre de três vias tem dois midranges de 4” e quatro woofers de 8”, para receber amplificação de 150W a 400W e produzir frequências da ordem de 22Hz (-6dB).

Fonte: revista HOME THEATER & CASA DIGITAL / Monitor Audio

COMPARTILHE COM SEUS CONTATOS: