Dicas: como reduzir vibrações na sala causadas por sons graves

sons_graves

Por Redação Home TheaterVoltando com os problemas mais comuns apontados por nossos leitores está a perda de definição sonora devido ao excesso de vibrações no ambiente, geralmente ocasionado por sons graves. Há várias possibilidades de causas: o posicionamento do subwoofer, das caixas frontais, móveis e objetos muito próximos dos falantes, além de janelas e portas com folgas…

Enfim, se você se considera exigente e quer extrair todo o potencial de um sistema de áudio, o melhor a fazer é contratar um especialista em acústica para realizar cálculos de frequência ressonante, corrigir problemas com ondas estacionárias em sua sala entre outros. Só esse profissional poderá recomendar a correta instalação de armadilhas de graves, absorvedores ou difusores conforme a necessidade prevista para controlar frequências abaixo de 500Hz com mais precisão. Mas alguns procedimentos básicos podem, pelo menos, ajudar a minimizar as indesejáveis vibrações.

porta_protecaoInicialmente, mantenha o subwoofer fora do móvel, ou se não for possível com uma área de respiro em volta de no mínimo 5cm e sempre em contato direto com o piso, por meio de spikes. Caixas frontais tipo torre com spikes ou bookshelf sobre pedestais também devem trabalhar isolados, e se ficarem à frente da linha do móvel dificilmente intensificarão ressonâncias. Mesmo que ganhe alguns decibéis de reforço, o sub instalado no canto, entre as paredes frontal e lateral, nem sempre contribui para graves mais musicais e pode ser inútil em salas pequenas.

Faça testes e posicione a caixa no centro da sala, no lado esquerdo ou direito até encontrar o local onde proporcione baixos definidos e agradáveis. Refaça a calibragem automática no receiver, obedecendo ao volume máximo do sub exigido pelo software para esse ajuste. No caso da sala, fitas de borracha macia ou silicone autoadesivo e feltro de lã praticamente eliminam vibrações quando coladas entre batentes e portas, baguetes e vidros de janelas, vidros e molduras de quadros, sob objetos artesanais, luminárias, tampos de vidro e mesas de apoio etc.

Para saber como escolher subwoofer para uma sala pequena e outras dicas sobre ajustes, baixe agora o app da edição #248; ou se a ideia for ir mais longe conhecer um pouco mais de acústica, confira a edição #240 direto pelo app de HOME THEATER & CASA DIGITAL.

*****

Dúvidas sobre esse e outros assuntos relacionados a áudio, vídeo e automação? Envie a sua pergunta para [email protected] e aguarde, que em breve a nossa equipe responde na revista.

COMPARTILHE COM SEUS CONTATOS: