
Descubra no mapa algumas das principais empresas japonesas que são líderes em tecnologia e a localização de suas principais unidades de produção ou centros de pesquisa.
A empresa tem uma produção diversificada, incluindo TVs LCD, DVD e Blu-ray players, projetores, celulares, media players, copiadoras e uma série de equipamentos para escritório. Além disso, fabrica itens da linha branca. Mas seu carro-chefe são mesmo os TVs da linha Aquos, setor em que a Sharp é líder de mercado no Japão e em vários outros países. Recentemente, o grupo incorporou parte da Pioneer Electronics. Ano de fundação: 1912. Mais detalhes aqui.
Uma das maiores corporações japonesas, atua em setores diversos. É atualmente o segundo maior fabricante de equipamentos eletrônicos do Japão (atrás apenas da Hitachi). Fabrica não apenas aparelhos para entretenimento doméstico, mas também itens de uso profissional, como sistemas de telefonia, equipamentos de escritório, equipamentos de segurança, aparelhos médicos, além de equipamentos para televisão.
Fundada em 1918 como Matsushita, mudou recentemente seu nome oficial para Panasonic. Mais detalhes aqui.
A empresa atua em praticamente todos os setores ligados à tecnologia de entretenimento. Fabrica displays, projetores, câmeras, filmadoras, computadores, gravadores e outros itens de consumo. Além disso, possui divisões para as áreas de música, filmes, videogames e programas de televisão. Suas fábricas atuam ainda na área de equipamentos para televisão (broadcast) e para uso em auditórios, salas de reunião etc. Tem ainda forte presença na produção de mídias virgens e sistemas de armazenamento. Ano de fundação: 1946. Mais detalhes aqui.
TOSHIBA
Um dos maiores grupos industriais do Japão, desenvolve desde computadores a discos ópticos, passando por diversos equipamentos de consumo (áudio, vídeo, TVs, câmeras, projetores, acessórios etc). Ano de fundação: 1904.
EPSON
Ligada ao grupo Seiko, tem forte presença em impressoras e painéis LCD. começou suas atividades produzindo relógios. Hoje, fabrica até robôs. Ano de fundação: 1942
ONKYO
Atua nos segmentos de áudio e home theater. Receivers A/V são seu principal produto, tendo ganho diversos prêmios internacionais. Ano de fundação: 1946
SANYO
Iniciou as atividades com lanternas, passando por pilhas, máquinas de lavar e apontadores elétricos de lápis. Atualmente é uma das maiores marcas do Japão em linha branca e ar-condicionado, entre outros itens. Ano de fundação: 1950
ROTEL
Associada ao grupo inglês B&W, tem forte atuação no setor de áudio, com receivers, processadores, amplificadores e DVD players de alto padrão. Ano de fundação: 1967
YAMAHA
Conglomerado industrial que produz de instrumentos musicais a motocicletas. Na área de eletrônicos, é conhecida pelos seus receivers e systems de áudio e vídeo. Ano de fundação: 1887.
DENON
Começou suas atividades como um braço da Columbia Records. Em 2002, foi adquirida pelo grupo financeiro D&M Holdings. Especializada em áudio, produz de fones de ouvido a gravadores profissionais. Ano de fundação: 1910.
NINTENDO
Iniciou produzindo cartas para tradicionais jogos e brincadeiras japonesas. Hoje, é a maior empresa do segmento de videogames.
Ano de fundação: 1889.
JVC
Iniciou como Japan Victor Co., subsidiária da gravadora americana RCA Victor. Foi a inventora do videocassete VHS. Este ano, formou uma holding com o grupo Kenwood. Ano de fundação: 1927.
PIONEER
Foi a inventora do formato LaserDisc, 17 anos antes do DVD. Hoje, foca suas atividades em televisores de tela plana e linha automotiva. Recentemente, parte de seu controle foi assumido pela Sharp. Ano de fundação: 1938.
FUJITSU
Foi o primeiro fabricante de computadores mainframe do Japão, nos anos 50, e mais tarde criou também o primeiro notebook e o primeiro display de plasma. No Brasil, atua mais no setor corporativo. Ano de fundação: 1935.
TDK
Desde 1952 fabrica mídias magnéticas, e nas décadas de 70 e 80 ficou conhecida como fabricante de fitas cassete. Atualmente produz também equipamentos industriais. Ano de Fundação: 1935.
NEC
Conglomerado que atua em diversos segmentos, incluindo tecnologia militar e aeronáutica. É mais conhecida por seus displays de uso profissional e sistemas corporativos. Ano de fundação: 1921.
MITSUBISHI
Atua nas áreas de telefonia, equipamentos navais e infra-estrutura. Em eletrônica de consumo, teve seu auge nos anos 70/80, quando foi um dos líderes mundiais em TVs. Ano de fundação: 1921.
CANON
Conhecida por suas máquinas fotográficas e impressoras, a maior parte do faturamento da empresa vem da área corporativa, onde é um dos líderes mundiais na venda de copiadoras. Ano de fundação: 1954.
HITACHI
Iniciou como assistência técnica e hoje é o maior fabricante japonês de equipamentos eletrônicos. Produz de mainframes a elevadores, passando por televisores e eletrodomésticos.
Ano de fundação: 1910.
CASIO
Especialista em relógios digitais, televisores portáteis, instrumentos musicais e câmeras, no Japão produz também computadores. Ano de fundação: 1946.
KENWOOD
Além de aparelhos de áudio e vídeo, atua em mercados como componentes eletrônicos, instrumentos de medição e rádios de comunicação. Acaba de firmar joint-venture com a JVC. Ano de fundação: 1946.
FUJI
Tradicional no setor de filmes fotográficos, se transformou em um dos maiores fabricantes de câmeras e mídias digitais. Possui joint-venture com a americana Xerox.
Ano de fundação: 1934.
� REVISTA HOME THEATER&CASA DIGITAL