Neste sábado, vai ao ar no Japão o primeiro canal de TV totalmente dedicado a conteúdos em resolução 8K. A iniciativa, como não poderia deixar de ser, é da emissora estatal NHK, invariavelmente na vanguarda do setor. Na verdade, serão lançados dois canais: BS8K e BS4K, este com programas em 4K. A maior parte dos conteúdos é originalmente 4K, mas será aprimorada (via upscaling) para o BS8K.

A NHK escolheu para essa grande estréia um dos maiores filmes de todos os tempos, 2001: Uma Odisseia no Espaço (foto), de Stanley Kubrick, que está completando 50 anos do lançamento original nos cinemas. Desconfio que todo mundo já viu alguma versão de 2001 (quem não viu precisa ver, ainda que, como eu da primeira vez, não entenda nada da história; é um imenso espetáculo audiovisual). Aqui, um aperitivo

Interessante é que essa versão em 8K foi baseada no master original do filme, produzido no antigo formato 70mm, mais horizontal, o que na época deixou muito espectador de boca aberta no cinema. Como não há mais salas com projetor de 70mm, a versão da NHK acaba sendo por si só um acontecimento tecnológico e cinematográfico. 

Ao site especializado TV Technology, Yukinori Kida, diretor da NHK, revelou que a qualidade do master é equivalente à obtida na transferência para 8K, o que aliás foi exigência da emissora junto à Warner, dona do filme. “Eles escanearam os negativos originais, eliminaram riscos e arranhões e restauraram as cores antes de converter para 8K’, diz ele. 

Como já informamos aqui e aqui, os avanços da NHK com o padrão 8K, que no Japão é conhecido como “Super Hi-Vision”, fazem parte de um detalhado planejamento para lançar oficialmente o sistema na Olimpíada de 2020, que será realizada em Tóquio. O novo canal em 8K começa exibindo, além de 2001, shows, concertos, e documentários internacionais, além de telefilmes japoneses, num total de dez horas por dia. 

Para transformar a data em mais do que especial, a NHK conseguiu acordo com a Nasa e irá exibir também as primeiras imagens da Terra captadas em 8K pela nave International Space Station (ISS). Algumas delas podem ser vistas aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *