Sony promete serviço de streaming em 4K

sony_streaming_4k

Ao apresentar sua nova linha de TVs e áudio na CES 2016, a Sony anunciou para abril o lançamento de um serviço mundial de internet dedicado a conteúdos em 4K. Na contramão de outros fabricantes, como Samsung e Panasonic, a Sony diz que não tem planos de lançar um player Blu-ray 4K, preferindo apostar na distribuição desse tipo de conteúdo via streaming.

Segundo Mike Fasulo, presidente da Sony nos EUA, a ideia é aproveitar o material da Sony Pictures, que produz para cinema e televisão, para criar um megacatálogo digital em 4K. Filmes e séries terão versão em HDR (High Dynamic Range), com maior taxa de contraste, e poderão ser reproduzidos nos TVs Android, que a empresa começou a lançar no ano passado.

Nesta CES, a Sony está trazendo duas novidades: uma atualização para os TVs 2015, que agora poderão também reproduzir conteúdos em HDR (o software será baixado pelo próprio usuário, no site da empresa); e uma nova linha de TVs LCD designada como Master Drive, que seria mais avançada que a tecnologia OLED, hoje considerada a melhor do mundo.

Os TVs Master Drive (foto), segundo a Sony, atingem picos de luminosidade na faixa de 4.000 nits, unidade de medição de luz por metro quadrado; nos TVs convencionais, essa taxa é entre 400 e 500 nits; alguns modelos apresentados na CES este ano chegam a 1.000 nits. O protótipo da Sony possui painel de backlight Local Dimming com até 1.000 zonas de luz.

Embora comercialize displays OLED para uso comercial, a Sony não pretende lançá-los no segmento de consumo. A empresa desativou no ano passado o desenvolvimento de TVs, hoje terceirizado para fabricantes chineses.