Players Blu-ray 4K devem chegar no primeiro trimestre

panasonic_bluray

Três grandes fabricantes estão exibindo players Blu-ray 4K na CES, em Las Vegas, e um deles (Samsung) anunciou que irá lançar o aparelho em alguns países neste trimestre (os outros são Panasonic e Philips). LG e Sony não têm ainda o produto para demonstrar. O modelo da Philips é o único compatível com os dois padrões de processamento mais avançados, HDR e Dolby Vision.

Jim Kiczek, vice-presidente da Samsung USA, informou que a empresa prevê a venda de 500 a 700 mil unidades do player Blu-ray 4K este ano. “As mídias físicas continuam sendo a melhor maneira de obter imagens 4K de melhor qualidade”, disse ele, explicando que as vendas serão puxadas pelos diversos lançamentos em TVs Ultra HD nos próximos meses.

Já o diretor global da Blu-ray Disc Association, Victor Matsuda, comentou que os fabricantes querem evitar o impacto dos altos preços no mercado, como aconteceu no lançamento dos primeiros players Blu-ray, há cerca de cinco anos, que chegavam a custar acima de 1.000 dólares. Os modelos atuais estão na faixa de US$ 200 nos principais países, e os players 4K não deverão custar muito mais do que isso, segundo ele.

Mas o sucesso do novo formato depende fundamentalmente da oferta de conteúdos em disco 4K. Hoje, filmes com essa resolução estão disponíveis apenas pela internet, mas de acordo com a consultoria IHS os Blu-ray 4K podem oferecer muito mais qualidade. “Os serviços atuais são muito dependentes das conexões de banda larga”, diz Paul Erickson, analista da IHS.

FONTE: Twice