Indústria anuncia especificações do “UHD Premium”

ces1

A CTA (Consumer Technology Association) e a UHDA (Ultra HD Alliance) anunciaram em Las Vegas uma nova série de especificações que visa padronizar o uso da tecnologia UHD (4K). A CTA, antes conhecida como CEA (Consumer Electronics Association), é a entidade responsável pela International CES (foto), que acontece esta semana na cidade.

Segundo Gary Shapiro, presidente da CTA, a indústria deve se unir nos esforços para ajudar os consumidores e os revendedores a entenderem melhor os reais benefícios da tecnologia UHD. “O novo guia de especificações ‘Ultra HD Premium’, desenvolvido pela UHD Alliance, complementa as diretrizes da CTA para fabricação e uso de displays top de linha de todas as marcas”, disse Shapiro. “Esse mercado está crescendo rapidamente, mas percebemos que ainda há dúvidas entre os usuários.

A ideia das duas entidades é definir duas categorias de produtos 4K. A mais avançada, que seria chamada “Premium”, segue basicamente as especificações do padrão HDR (High Dynamic Range) para processamento de vídeo. Este permite produzir imagens de maior profundidade, com índices mais altos de contraste e gradação de cores. Os principais fabricantes estão demonstrando essa inovação na CES 2016.

Em seu estudo anual sobre as vendas e perspectivas do mercado de eletrônicos de consumo, a CTA prevê que a produção de TVs 4K UHD chegará a 13 milhões de unidades este ano, um aumento de 83% sobre 2015; as receitas dos fabricantes com essa tecnologia deverão aumentar 65%, atingindo a marca de US$ 10 bilhões.

FONTE: CTA