Panasonic exibe protótipo do primeiro Blu-ray player 4K

Ainda é um protótipo, mas já pode ser visto em Las Vegas o primeiro player Blu-ray (foto) com capacidade de reproduzir conteúdos gravados em 4K. A novidade – uma das principais atrações da CES 2015 – está prevista para chegar ao mercado internacional no final do ano e é aguardada por muitos usuários que ainda não se habituaram (ou não se satisfazem) com os downloads de vídeo em resolução mais alta.
No estande da Panasonic, o aparelho (ainda sem código oficial) não está sendo demonstrado – apenas em exposição, desligado, dentro de um gabinete acrílico. A empresa faz questão de informar que o produto está sendo desenvolvido em conjunto pela UHD Alliance, entidade recém-formada que reúne os principais fabricantes. Juntamente com a BDA (Blu-ray Disc Association), essa entidade é que irá definir os parâmetros técnicos para fabricação tanto dos players quanto dos discos 4K.
blu_pana
Com o nome oficial de “Ultra HD Blu-ray”, esses players terão capacidade para reproduzir tanto os discos atuais (Blu-ray, DVD e CD) quanto os futuros. Estes, com capacidade de até 100GB, serão comercializados contendo filmes, shows e outros conteúdos de vídeo gravados na resolução de 3.840 x 2.160 pixels, com profundidade de 10-bit e frequência de 60 quadros por segundo. Além disso, serão compatíveis com o padrão HDR (High Dynamic Range) de brilho, que aumenta em até 100 vezes, segundo a Panasonic, a luminosidade da imagem.
Outras características dos discos e players Blu-ray 4K são o padrão de cores BT.2020, utilizado por todos os estúdios de cinema na transferência de conteúdos para disco digital; e o padrão de compressão H.265 (também conhecido como HEVC), que permite a transmissão integral dos dados contidos no disco.