Novos TVs Sharp melhoram
ainda mais a imagem 4K

tela_sharpA linha 2015 de TVs Ultra-HD Sharp, que está estreando aqui na CES 2015, ganhou o apelido de “Beyond 4K”. Isso porque a empresa, tentando se diferenciar da concorrência, garante que seus TVs vão além dessa resolução. Embora com os mesmos 3.840 x 2.160 pixels dos demais aparelhos 4K, a nova linha Aquos utiliza a tecnologia Quattron – patente do grupo japonês – para subdividir os pixels e, com isso, aumentar em até 167% a nitidez da imagem.

Num evento como a CES, é impossível verificar isso na prática. Mas a Sharp, que já adota o sistema Quattron desde o ano passado, assegura que, combinado à altíssima densidade de pixels do padrão Ultra-HD, a diferença é visível na tela. Segundo seus técnicos, a subdivisão resulta em 66 milhões de subpixels, contra 24 milhões nos demais TVs 4K (cada pixel é dividido em quatro subpixels: vermelho, verde, azul e amarelo; nos TVs das outras marcas, o segmento amarelo não é utilizado).

Além disso, os novos TVs Sharp vêm dotados de um processador mais potente para upscaling, conseguindo melhorar a qualidade de imagens gravadas em resolução mais baixa. A Sharp informa ainda que passou a utilizar outro processador (Spectros) para aprimorar a gradação de cores, além do processamento HDR (High Dynamic Range), obrigatório dentro das novas normas da UHD Alliance.

>Distribuída no Brasil pela Disac, a Sharp ainda não definiu quais modelos Aquos 4K serão comercializados no país. Em Las Vegas, estão sendo demonstradas três linhas: UH30 (foto), a mais sofisticada, em tamanhos de 70 e 80 polegadas, ambos com certificação THX; UE30 (60″, 70″ e 80″); e UB30, linha de entrada, com modelos de 43″, 50″, 55″ e 65″. Nos EUA, a distribuição começa em abril.