Google tenta de novo entrar
no mercado de TVs

Armada com seu sistema operacional Android, que desde o ano passado tem uma versão para TVs, além das plataformas GoogleCast (de comunicação) e GoogleChrome (de navegação pela internet), a Google Inc está aproveitando a CES 2015 para tentar, finalmente, entrar no segmento de TVs. Isso vem acontecendo desde a edição 2010 do evento, quando foi lançado o GoogleTV em parceria com a Logitech; rejeitada pelos usuários e desenvolvedores, essa solução foi abandonada.

google_tvAs idas e vindas da gigante de buscas acabaram afastando parceiros importantes; a própria Logitech foi a primeira, acusando ter perdido milhões de dólares com o projeto. As coreanas Samsung e LG chegaram a exibir, em anos anteriores, protótipos do que seria uma versão mais avançada do GoogleTV. Nesta CES, ambas apresentam seus próprios sistemas operacionais: a LG optou pelo WebOS, já lançado comercialmente em 2014; e a Samsung agora apresenta o Tizen, anunciado para chegar junto com a linha 2015 de TVs smart da marca.

Mas três grandes fabricantes parecem ainda acreditar no poder da Google. Em seus estandes, Sony, Sharp e Philips exibem TVs equipados com Android TV (foto), novo nome do velho sistema. Num comunicado oficial, publicado nesta terça-feira em seu blog (leia aqui o original), a Google informa que os três fabricantes irão lançar TVs com Android nos próximos meses. A novidade estará disponível tanto em modelos de tela grande (com resolução 4K) quanto nos menores, e o usuário poderá utilizar a função GoogleCast para parear o TV com tablets e smartphones Android.

Além disso, o blog informa que a empresa americana Razer irá lançar em fevereiro o primeiro console de videogame compatível com Android, de tal modo que os usuários daqueles TVs poderão jogar online.